O Fabrico

    O processo produtivo tem início com a recolha da matéria-prima feita em jazidas/barreiros próprios contíguos à fábrica ou telheiro. É daí que se extrai o barro com que se fabricam os diferentes produtos. Extrai-se na altura do verão ou sempre que o stock acaba.

    A matéria-prima é depositada em monte e seca ao ar, perma-necendo em repouso para ser posteriormente moída e consumi-da.

    A moagem e a amassadura são hoje feitas com recurso a meios mecânicos. Através da moagem o barro é transforman-do num “pó” muito fino que é depois misturado com água e amassado até se obter uma pasta  argilosa cuja consistência varia de acordo com o produto a fabricar.

   

   A moldagem é efetuada ma-nualmente peça a peça: para os ladrilhos e tijolos utilizam-se as gavieiras. Para dar a forma às telhas utiliza-se o galapo.

    Na fase de secagem as peças depois de moldadas são colocadas à sombra, as telhas secam em grades verticais, e os tijolos e ladrilhos são “deitados“ no solo em eiras cobertas, onde, depen-dendo das condições atmosféricas permanecem entre 2 a 5 dias, até obterem resistência suficiente pa-ra a enforna. Durante esse perío-do, os ladrilhos são batidos com uma “plana” (espécie de régua em madeira) para corrigir os empenos resultantes da secagem.

   A colocação dos produtos no forno, a enforna, é feita em adagues isto é por camadas.

    São colocados em posição ade-quada e bem travados numa téc-nica ancestral só dominada pelos operários mais experientes.

    A cozedura é feita em fornos alimentados com lenha, casca de amêndoa e com os sobrantes da laboração do Lagar de Azeite de Santa Catarina, a temperaturas que atingem os 900ºC, durante cerca de 36 horas.

    Na desenforna todas as peças passam novamente pelas mãos dos operários, as peças boas são acondicionadas em paletes e seguem para o cliente, as peças que apresentarem defeito são colocadas de lado e podem ser recicladas para entrarem de novo no ciclo da produção. 


EMPRESA

CERÂMICA
LAGAR
CATÁLOGO GERAL
CATÁLOGO TÉCNICO
CONTACTOS
INFORMAÇÕES

TELHEIROS DE SANTA CATARINA
OBRAS
LIGA-TE CONNOSCO

2016 Powered by:
Design - info@i9photo.com / CRIS-Online.com. All rights reserved